O Google anunciou, nesta quinta-feira
(21), uma redução para 15% nas comissões cobradas de desenvolvedores de apps
que geram assinaturas recorrentes na Play Store. A nova porcentagem será
cobrada desde o primeiro dia em que o aplicativo estiver na loja.
Anteriormente, o valor era cobrado em 30% no primeiro ano e depois diminuia
para 15% a partir do segundo ano.
Em março, a gigante da tecnologia já havia reduzido a taxa pela
metadade para desenvolvedores comuns. Nas novas regras, os responsáveis
pelos softwares devem pagar comissão de 15% até que atinjam um valor de US$ 1
milhão arrecadados na loja virtual (antes eram 30%).
A companhia disse que as novas regras para apps de
assinaturas beneficiarão 99% dos devs. Alguns programas que fazem parte do
Programa Play Media Experience (plataforma que oferece uma ajuda e integra
produtos dos programadores) poderão pagar comissões ainda mais baixas, chegando
até a 10%.
Dentre os apps que geram assinaturas e estão no
Play Media Experience estão os de leitura de e-books, serviços de streaming de
música ou vídeo. Entre os expoentes desse setor de assinatura estão empresas
como Tinder, Spotify e Netflix.
Segundo o Google, as novas taxas são um incentivo
para que mais pessoas desenvolvam negócios que geram assinaturas recorrentes
para livros, vídeos e áudios. A nova comissão entrará em vigor a partir de 1°
de janeiro de 2022.
Fonte:
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