Pesquisa revela apps mais usados nas favelas brasileiras

 


O instituto de pesquisa Outdoor Social Inteligência realizou um estudo para descobrir o comportamento de consumo dos moradores de favelas no Brasil. 

No geral, o estudo mostrou que o consumo nos locais consultados é muito similar ao de outras regiões da cidade, o que significa que a conectividade também evoluiu. Entre os aplicativos mais populares, as redes sociais são usadas por 47% dos entrevistados, principalmente entre jovens de 18 a 34 anos, enquanto 62% das consomem notícias online.

Porém, o líder absoluto é mesmo o WhatsApp, presente em 98% dos aparelhos — contra 85% do Facebook e 72% do Instagram. Entre plataformas mais recentes, destacam-se o TikTok (26%) e o Kwai (20%).

Por outro lado, o celular está deixando de ser usado para ligações — 46% dos entrevistados com Ensino Superior completo já preferem fazer chamadas usando aplicativos via internet. Além disso, 28% dos entrevistados afirmou que usa o celular para obter renda parcial ou totalmente, especialmente na categoria de vendas.

A estrutura, entretanto, ainda deve ser melhorada: 62% dos entrevistados possuem internet em casa, sendo que pouco mais de um terço contratam serviços de operadoras locais com um sinal mais estável nas favelas.



Fontes: Outdoor Social